terça-feira, 29 de dezembro de 2020

RESISTÊNCIA


   RESISTÊNCIA

Autora: Terezinha Malaquias

Na volta para casa carregados de compras do supermercado, meu marido e eu vimos na parede de uma casa vizinha a nossa, essa rosa.

Normalmente eu passo por ela com mais frequência, pq fica no caminho para eu pegar o bonde.
Anualmente faço inúmeras fotos desse pé de roseiras quase sempre carregado.

Mas agora é inverno e os dias são bem frios por aqui.

A rosa estava lá, sozinha e embelezando a estação fria e com pouco sol. Ela me fez parar e contemplar sua beleza única e resistente.

Ela estava lá para nos lembrarmos que 2020 não foi um ano fácil. Foi muito triste e cruel para muitas pessoas. Milhares delas no mundo não resistiram e perderam suas vidas para o vírus.

Milhares perderam seus trabalhos. Tiveram seus salários que já era pouco, reduzidos. E a fome aumentou no mundo. Assim como pessoas sem teto se espalham pelas cidades sem proteção. Sem moradia, mesmo sendo direito de todas/todos nós.

E com a pandemia, muitas mulheres foram mortas por seus companheiros ou ex. Essa estatística tem que mudar. Nenhuma mulher merece ser morta por questão de gênero.

A vida feminina não é propriedade de nenhum homem. Quer seja ele pai, amigo, amante, desconhecido, marido, ficante... A vida é só dela.

É preciso educar nossa sociedade, sobretudo nossas crianças e jovens. Precisamos aprender que ninguém é dona/dono da outra vida. Só assim, vamos reduzir essa taxa absurda de mortes diárias. É necessário para com a violência urgente. E valorizar a vida que é única.

E o nome da rosa solitária, passou a ser Resistência.

A imagem pode conter: planta, flor, atividades ao ar livre e natureza
Curtir
Comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário